Estudo do EIGE aponta vários aspetos positivos no combate à desigualdade
Algumas das ações desenvolvidas em Portugal ao nível do combate à desigualdade de género estão evidenciadas na mais recente publicação do Instituto Europeu para a Igualdade de Género (EIGE) “Evidência para a ação: Igualdade de Género e Integração de Género na recuperação da COVID-19”.
Entre outros aspetos, o estudo começa por destacar que em Portugal, o emprego das mulheres diminuiu de forma menos acentuada do que o emprego dos homens, assistindo-se a uma redução do gap entre mulheres e homens ao nível da participação no mercado de trabalho.
O documento salienta ainda o facto do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) conter medidas específicas para combater as desigualdades de género no local de trabalho, para além da criação de medidas que visam impulsionar o emprego das mulheres.
Faz igualmente referência às medidas incluídas no PRR que visam identificar os riscos de violência doméstica e mutilação genital feminina, promover a saúde sexual e reprodutiva, bem como o desenvolvimento de uma rede de alojamento temporário e de emergência para as vítimas.
Relatório completo: https://eige.europa.eu/publications-resources/publications/evidence-action-gender-equality-and-gender-mainstreaming-covid-19-recovery?language_content_entity=en