CIG participa no Seminário “Médio Tejo em Igualdade”
A Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género esteve presente no Seminário “Médio Tejo em Igualdade”, que teve lugar no dia 28 de junho de 2023 no Centro Cultural Gil Vicente, em Sardoal, numa organização da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo que decorreu da Candidaturas “Médio Tejo em Igualdade”, financiada ao abrigo do Programa POISE- Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, para a tipologia de Operações para Apoio técnico à elaboração, monitorização da execução e avaliação dos planos para a igualdade, e que tem a CIG como organismo intermédio.
A sessão de abertura contou com as presenças do presidente da Câmara Municipal do Sardoal, Miguel Borges e do presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, Pedro Ferreira, também em representação desta CIM.
Seguiu-se o primeiro painel, que foi assegurado por Isabel Rosinha, Técnica Superior da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, que abordou o tema “Da Estratégia Nacional aos Planos Municipais para a Igualdade e a Não Discriminação”. O painel seguinte, com o título “O percurso até à implementação dos Planos Municipais para a Igualdade e a não Discriminação” (PMIND) na região do Médio Tejo” foi desenvolvido pela empresa Bizfuture. De seguida, o momento foi dedicado à partilha de boas práticas, com uma intervenção do Município de Abrantes. Rogério Roque Amaro, da Associação para a Democracia, a Cidadania e o Desenvolvimento, Portugal e Nádia Ferreira, do ISPA – Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida desenvolveram o tema “A igualdade e a não Discriminação: Perspetivas e Desafios” e, por fim, Rui Serras fez uma intervenção em torno do setor empresarial da região. A sessão terminou com uma atuação de um dos pianistas participantes no VIII Encontro Internacional de Piano que o Centro Cultural de Sardoal acolheu, entre 26 de junho e 03 de julho de 2023.
A candidatura financiada ao abrigo do POISE e o Protocolo para a Igualdade e Não- Discriminação celebrado entre a CIG e as Câmara Municipais desta região, contribuíram para que, cada um dos 13 Municípios que integram a CIM do Médio Tejo (Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Sertã, Tomar, Torres Novas, Vila de Rei e Vila Nova da Barquinha), disponham de Planos Municipais para a Igualdade e Não Discriminação entre 2023 e 2026. Estes Planos integram, para os próximos quatro anos, medidas de política pública local ajustadas à realidade diagnosticada e que dão resposta aos objetivos da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação 2018-2030.