Webinar sobre a análise retrospetiva de homicídios em violência doméstica reúne mais de 200 pessoas
No dia 6 de junho, realizou-se o Webinar “Domestic Homicide Reviews”, dirigido a profissionais de diversas áreas interessados nesta temática, tanto em Portugal como na Noruega. Esta iniciativa contou com a participação de mais de 200 pessoas, que tiveram a oportunidade de partilhar, aprender e refletir sobre as diferentes metodologias de análise retrospetiva de homicídios em violência doméstica e as recomendações resultantes.
O evento contou ainda com a participação de dois peritos internacionais nesta matéria: Frank Mullane, do Centre of Excellence for Reviews after Homicide and for Specialist Peer Support (Reino Unido), e Neil Websdale, do Family Violence Institute at State Arizona University (Estados Unidos). Os participantes aclamarama troca e diversidade de informação disponibilizada durante o Webinar, reconhecendo o valor de poderem partilhar experiências e conhecimentos com profissionais de diferentes áreas e de dois países diferentes.
Esta iniciativa resulta de uma cooperação entre a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) e a Equipa de Análise Retrospetiva de Homicídios em Violência Doméstica de Portugal, juntamente com o LDO-Norwegian Equality and Anti-discrimination Ombud e o Programa TryggEst da Direção Norueguesa para a Infância, Juventude e Família, visando fortalecer os laços e promover boas práticas na prevenção e combate à violência doméstica.
Financiado pelo Programa EEA Grants Conciliação e Igualdade de Género, gerido pela CIG, este Webinar encerrou a iniciativa bilateral “Análise retrospetiva em homicídios por violência doméstica – Metodologias de investigação e boas práticas”, que decorreu nos anos de 2022 e 2023, com o objetivo de promover a troca de boas práticas entre a “Equipa de Análise Retrospetiva de Homicídios em Violência Doméstica” de Portugal e a Rede norueguesa de prevenção e combate à violência doméstica e de género (The Norwegian Intimate Partner Homicide Committee)