Formação de docentes do Projeto “Todas e todos… fazemos tudo!” na Região Autónoma da Madeira
Teve lugar no dia 8 de maio a última sessão de formação de docentes que desenvolveram o Projeto “Todas e todos… fazemos tudo!”, promovido pela Direção Regional de Educação da Região Autónoma da Madeira (RAM), em parceria com a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG).
A formação, com a duração total de 26 horas, creditada pela RAM e realizada pela CIG, aconteceu no formato de oficina a distância e contou com a presença de 53 formandas e 1 formando, provenientes do pessoal docente da educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico, bem como do pessoal técnico das bibliotecas escolares, das escolas públicas e privadas da RAM. Com esta ação de formação procurou-se dar suporte teórico e prático a profissionais das escolas com pré-escolar e 1º ciclo numa primeira abordagem à temática da prevenção e combate ao sexismo que orientou o Projeto.
Esta iniciativa constituiu a resposta da RAM aos desafios lançados pelo Conselho da Europa com a Recomendação de 2019 “Combate e prevenção aos sexismo”, reafirmados em 2020 na Campanha online “Sexismo. Repare nele. Fale dele. Acabe com ele”, alinhando-se com os principais documentos estratégicos internacionais no domínio da Igualdade entre Mulheres e Homens.
Nesse sentido, o Projeto nasce da necessidade de prevenir e combater o sexismo nas escolas da Madeira, dirigindo-se especificamente à infância e abrangendo crianças dos 3 aos 9 anos. No decorrer da formação, os temas abordados permitiram verificar a necessidade urgente de alterar o papel limitador que os estereótipos sexistas ainda têm nas atividades e nos papéis sociais, limitando o desenvolvimento das crianças de ambos os sexos e impedindo que atinjam, muitas vezes, o seu potencial pleno, enquanto pessoas e vivendo em igualdade enquanto cidadãs e cidadãos.
O projeto “Todas e todos… fazemos tudo!” continuará até ao início de julho, altura em que será inaugurada a exposição digital dos trabalhos realizados pelas turmas envolvidas no Projeto, com o objetivo de mostrar o percurso feito pelas crianças ao longo do ano letivo no âmbito deste tema e sensibilizar toda a comunidade educativa para prevenir e combater o sexismo.