Apresentação do pacto e da Campanha contra a Violência
A violência doméstica, em particular a violência nas relações de intimidade, tem um elevado impacto na nossa sociedade, com custos que se refletem em várias áreas da vida social, nomeadamente na saúde, na justiça, na educação, nos serviços sociais e no mercado laboral.
A certeza de que todos/as devemos investir na prevenção e no combate à violência doméstica e dar apoio às suas vítimas, levou-nos a criar o Pacto contra a Violência.
Para dar a conhecer esta iniciativa e celebrar a adesão ao a renovação de compromisso com o Pacto de 30 entidades a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género promove a Cerimónia do Pacto contra a Violência e o lançamento da nova campanha de combate à violência doméstica, no dia 29 de junho, entre as 10h30 e as 12h30, na Sala de Âmbito Cultural no El Corte Inglés, em Lisboa.
O Pacto contra a Violência é uma rede de entidades parceiras da Comissão para a Cidadania e a igualdade de Género (CIG) que apoia o trabalho das estruturas da Rede Nacional de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica.
O objetivo do Pacto é incentivar o trabalho sistemático das empresas na promoção de práticas internas de prevenção e combate à violência doméstica, através:
- da divulgação de informação e campanhas de alerta;
- do apoio direto às vítimas e às estruturas da Rede Nacional de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica,
- do apoio direto às vítimas e às estruturas da Rede de Apoio e Proteção a Vítimas de Tráfico de Seres Humanos.
Ao aderir ao Pacto as entidades comprometem-se a.
- Implementar práticas de gestão de prevenção e combate à Violência contra as Mulheres e à Violência Doméstica e de Género.
- Divulgar materiais de informação, sensibilização e alerta;
- Preparar os/as trabalhadores/as para identificarem potenciais vítimas,
- Proporcionar às vítimas programas de capacitação laboral, como no domínio da literacia digital ou na preparação para entrevistas de emprego;
- Criar bolsas de formação e de emprego para vítimas de violência.
Por seu lado a CIG assume o compromisso de:
- Disponibilizar materiais de informação, de sensibilização e de alerta;
- Formar os/as trabalhadores/as das empresas para que sejam capazes de identificar potenciais vítimas;
- Apoiar e divulgar as iniciativas das entidades parceiras;
- Atribuir o selo “Pacto contra a Violência” às entidades parceiras.