Iniciativas na área da Igualdade e Cidadania no Distrito de Setúbal
A Secretária de Estado da Igualdade e das Migrações e Presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género visitaram a Rumo – Cooperativa de Solidariedade Social, Crl, no passado dia 29 de março.
O Centro de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica da RUMO, sediada no concelho do Barreiro é uma resposta especializada de apoio a pessoas vítimas de violência doméstica residentes nos concelhos do Barreiro e Moita, dinamizando um trabalho em rede/parceria essencial e com vista à promoção da Igualdade, Cidadania e Não Discriminação.
Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil ANEPC apresentou publicamente as Guidelines para Profissionais ”Abordagem de Públicos com Necessidades Específicas em Contexto de Zonas de Concentração e Apoio à População”.
Foi no passado dia 29 de março, em Almada, que, com a presença do Ministro e da Secretária de Estado da Administração Interna foi apresentado este documento.
Publicado sob a égide da Plataforma Nacional para a Redução do Risco de Catástrofes, no âmbito das suas atividades na esfera da governança inclusiva para a redução do risco de catástrofes, o documento resultou de uma estreita colaboração entre a ANEPC, o Instituto da Segurança Social, o Instituto Nacional para a Reabilitação, a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género e a Direção-Geral da Saúde.
Considerando que uma Zona de Concentração e Apoio à População pode receber, antes, durante e após um acidente grave ou catástrofe, públicos com necessidades específicas que requerem uma atenção e cuidados particulares, a ANEPC concebeu um documento para profissionais, com indicações genéricas sobre conceitos e abordagens mais ajustadas às características e necessidades destas pessoas.
A CIG marcou presença com um dos membros do GT, Isabel Antas.
Assembleia Participativa dedicada aos ODS, em Palmela, no passado dia 29 de março.
Palmela encerrou o ciclo de Assembleias Participativas nos territórios das cinco Comissões de Coordenação de Desenvolvimento Regional do País, com o foco particular no ODS 10 – Reduzir as Desigualdades.
A Assembleia foi presidida pela Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, com tutela nas áreas da Igualdade e Migrações, acompanhada pelo Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, a Presidente da CCCDR-LVT e, representando o Município acolhedor, o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Palmela.
Estiveram presentes mais de uma centena de representantes da diversidade das forças vivas da Região e das entidades com responsabilidade neste tema, a CIG foi representada por Natividade Coelho.
Em 25 de setembro de 2015 foi aprovada, por Resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas, a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
Após o primeiro Relatório Nacional Voluntário (RNV), apresentado em 2017, Portugal anunciou a vontade de apresentar um novo RVN, no Fórum Político de Alto Nível sobre o Desenvolvimento Sustentável que decorrerá em julho de 2023.
Este Relatório, mais do que um exercício reflexivo de recolha e reporte de informação, pretende avaliar de forma crítica os desafios e progressos registados, atuando como catalisador para um novo ciclo de implementação dos ODS, ao nível nacional, regional e local, através de uma abordagem a todos os níveis de governo e de toda a sociedade.
Este evento, promovido pela Presidência do Conselho de Ministros em articulação com as Comissões de Coordenação Regionais foi, pois, uma oportunidade única para a partilha de experiências, testemunhos e conhecimento sobre um tema que assume cada vez maior importância face aos enormes desafios de escala global que afetam os nossos territórios.