8 mil milhões de vidas, infinitas possibilidades: assegurando direitos e escolhas
Foi hoje apresentado o Relatório sobre situação da população mundial 2023 – “8 mil milhões de vidas, INFINITAS POSSIBILIDADES: assegurando direitos e escolhas”.
Este Relatório assinala a evidência do aumento global da populaçã0 e aponta numerosos desafios, nomeadamente a garantia dos direitos das mulheres para que possa existir um crescimento sustentável da populaçã
Sem dúvida que a análise da questão da população global, e a elaboração de propostas para soluções viáveis, não pode ficar refém de alarmistas demográficos nem de posições alheadas. É certo que existem motivos para inquietações, como por exemplo: a correlação entre o tamanho da população, a riqueza e o consumo de combustíveis fósseis; a dificuldade em encontrar orçamentos para as infraestruturas, serviços de saúde e sistemas de pensões.
Ainda assim, encontrar caminhos para a sua resolução não pode passar por discursos ancorados nas taxas de fecundidade (encaradas como um problema a ser resolvido); posição que reduziria os corpos das mulheres a campos de batalha políticos, para além de lhes negar o direito à autonomia do seu corpo.
Há que respeitar e defender os direitos já alcançados e ter a liberdade de escolha.
O Relatório está dividido em 5 capítulos:
- Uma família humana de 8 mil milhões de pessoas
- Demasiado numerosa?
- Demasiado baixa?
- O atual estado da liberdade reprodutiva.
- A solução está nos Direitos.
Nele são analisadas as diferentes perspetivas com soluções adequadas a cada situação de forma a atingirmos um mundo sustentável.
Nesta página encontra os destaques relativos aos direitos, em particular os das mulheres