CIG e Câmara de Santiago do Cacém assinam protocolo
A Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género assinou, no dia 6 de dezembro, com o Município de Santiago do Cacém, o Protocolo de Cooperação para a Igualdade e Não Discriminação.
A Presidente da CIG, Sandra Ribeiro, esteve presente para intervir como oradora na Sessão de sensibilização/informação “Diz, NÃO à Violência! – Prevenir e combater todas as formas de violência, com especial olhar na violência contra as mulheres, e violência doméstica”, na qual abordou o tema “A Promoção da Igualdade é uma questão de Direitos Humanos”, com enfoque na violência contra as mulheres e violência doméstica, realçando a noção de que os direitos das mulheres são direitos humanos.
Da parte da CIG esteve também representado o Gabinete de Apoio para a Igualdade e a Não Discriminação, através da Técnica Superior Isabel Rosinha, numa sessão que se integrou na Comemoração do Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres e do Dia Internacional dos Direitos Humanos.
Durante a sessão, foi possível assistir ao vídeo da campanha “CONTAR PARA LEMBRAR- Em nome das Mulheres”, produzido no âmbito do Plano Intermunicipal para a Igualdade do Alentejo Litoral 2017-2020, pelas contadoras das Bibliotecas Municipais do Município de Santiago do Cacém e com origem na obra literária “Em nome da filha” de Carla Maia de Almeida, composta por testemunhos de mulheres vítimas de violência na Intimidade que acederam a contar as suas histórias sob anonimato.
Para a Vereadora da Intervenção Social da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Sónia Gonçalves, é importante a “contribuição local para o desenvolvimento de uma cultura de direitos humanos, igualdade entre mulheres e homens, rapazes e raparigas, não discriminação e não violência, junto das populações”.
A representante do Núcleo de Idosos em Segurança do Destacamento Territorial de Santiago do Cacém da GNR alertou para as “diferentes formas possíveis de violência praticadas contra as pessoas idosas e também para a importância das várias formas do seu combate e prevenção”, apresentando exemplos da atuação de proximidade da GNR junto da população. Sandra Benfica, do Movimento Democrático de Mulheres, fez a sua abordagem em torno de como prevenir e combater a violência contra as mulheres e a violência doméstica.
Após a cerimónia de assinatura do Protocolo de Cooperação para a Igualdade e Não Discriminação, celebrado entre a CIG e este Município de Santiago do Cacém decorreu um solo de dança alusivo ao tema da violência doméstica, interpretado por Maria Martins, aluna do desporto escolar do Agrupamento de Escolas de Santiago do Cacém.
O Protocolo de Cooperação para a Igualdade e Não Discriminação, celebrado entre a CIG e este Município, estabelece as linhas orientadoras para o desenvolvimento de políticas locais de promoção da igualdade entre mulheres e homens e de combate à violência contra as mulheres e à discriminação das pessoas LGBTI, alinhadas com a Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação 2018-2030 “Portugal + Igual” (ENIND), com o propósito da promoção da igualdade entre mulheres e homens nesse território, através da implementação de um Plano Municipal para a Igualdade pela Câmara Municipal.