Fórum contra a Violência reúne em Matosinhos jornalistas e especialistas de comunicação
A Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género reuniu, em Matosinhos, jornalistas e especialistas em comunicação para refletir sobre o papel dos Órgãos de Comunicação Social no combate à violência e na proteção das vítimas.
Após um debate bastante participado, foi de comum acordo que tem de haver um trabalho conjunto entre a CIG e os órgãos de comunicação social, de forma a partilhar experiências e métodos de trabalho conjunto.
Cabe a todas as entidades, a responsabilidade para uma comunicação mais fiável, mais factual, mais ponderada e menos intrusiva da vida privada das vítimas, preservando a sua dignidade.
A CIG compromete-se com algumas iniciativas para que estes objetivos possam ser alcançados, como:
- Organizar ações de formação, reflexão e discussão com e para os órgãos de comunicação social;
- Realizar uma sessão específica, para as direções de informação, sobre a responsabilidade dos órgãos de comunicação social no combate à violência e na proteção das vítima;
- Articular com o Ministério do Ensino Superior, para que seja possível incluir a matéria dos Direitos Humanos nos planos dos cursos de comunicação social;
- Avançar com uma proposta aos órgãos de comunicação social, para que passem a incluir nas reportagens e notícias sobre violência doméstica, os números nacionais de prevenção: 800 202 148 e o SMS 3060.
O II Fórum Portugal contra a Violência realizou-se nos dias 24 e 25 de novembro, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Matosinhos, com o tema “O papel da comunicação social”.
No dia 24, foi apresentada a campanha de combate à violência, que assinala o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres (25 de novembro).
Se não teve oportunidade para assistir ao II Fórum Portugal contra a Violência | Combate à violência contra as mulheres e a violência de género | O papel da comunicação social, pode fazê-lo aqui.