CIG em iniciativa cultural da Câmara Municipal da Moita
A CIG esteve presente na apresentação do projeto Projeto Folha Caduca, que, pretende levar iniciativas culturais, como a que está a decorrer na Baixa da Banheira, a outras comunidades locais.
O evento decorreu no dia 5 de novembro, na Galeria do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira, e contou com a presença da Vice-presidente da Câmara, Sara Daniela Rodrigues e Silva, e do Vereador António Carlos Pedrosa Pereira.
A CIG, pela mão da sua técnica Ana Borges, que fez uma apresentação do já longo percurso da CIG e falou sobre o importante papel da CCF/CIDM/CIG em prol da defesa dos Direitos Humanos ao longo de já quatro décadas. Para que fosse mais bem compreendida a necessidade da existência deste mecanismo nacional, começou por recordar o papel fundamental que o Direito tem tido, ao longo da sua existência, para a situação de discriminação das mulheres face aos homens nas diferentes situações legislativas. A apresentação gerou um muito interessante e participativo debate junto da plateia.
Carmen Loureiro Rosa e Élia Silva Marques são as mentoras deste Grupo que pretende dar visibilidade a diferentes iniciativas didáticas, de caracter individual ou coletivo, apelando ao seu acolhimento junto do Poder Local. Desta vez, foi a Câmara Municipal da Moita que correspondeu ao desafio.
Após a apresentação do Projeto, houve a leitura do conto “O Retrato de Mónica”, de Sophia de Mello Breyner Andresen, e um momento de dança executado por Ema Zuna e João Pinto, da Escola de Danças de Salão Alma Latina, que, apesar de muito jovens, contam já com vários prémios no seu currículo.