Mulheres e Homens na Educação para o Desenvolvimento a nível local
Realizou-se no passado dia 21 mais uma sessão temática dirigida aos municípios, desta vez sobre Educação para o Desenvolvimento e Igualdade entre Mulheres e Homens, com ponto de partida na apresentação do recurso educativo Interseções, produzido em 2022.
A sessão centrou-se em dois dos temas obrigatórios da Educação para a Cidadania – Igualdade de Género e Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Sempre com maior ênfase na educação, a iniciativa visou levar para os diversos domínios das políticas públicas locais a perspetiva da igualdade social entre mulheres e homens nas problemáticas do desenvolvimento.
A apresentação do recurso educativo Interseções e as estratégias educativas que o sustentam ocuparam a segunda parte da sessão, permitindo ao pessoal técnico dos municípios conhecer este documento antes de o disseminar pelas escolas dos respetivos territórios.
Participaram na sessão 79 pessoas (68 do sexo feminino e 11 do sexo masculino) provenientes, no seu conjunto, de 1 Comunidade Intermunicipal e de 47 municípios (incluindo das Regiões Autónomas). Com uma forte presença de Conselheiras/os para a Igualdade e elementos das Equipas para a Igualdade na Vida Local, estiveram representadas diversas áreas dos serviços autárquicos como educação, desenvolvimento, ação social, recursos humanos, comunicação, desporto, saúde, finanças, inclusão e coesão sociais, cidadania e participação e habitação.
O recurso educativo Interseções foi produzido no âmbito do projeto com o mesmo nome, pela parceria constituída pela CIG, Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres, GRAAL e Escola Superior de Educação de Viana do Castelo, no quadro da Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento (ENED), com o apoio financeiro do Instituto Camões.
Esta foi a 4ª sessão temática realizada em 2022 no domínio da educação destinada a autarquias. Em janeiro teve lugar a sessão A educação na ótica da igualdade social entre raparigas e rapazes: fundamentos, prioridades e linhas de intervenção, especificamente sobre a educação formal e a igualdade social entre mulheres e homens, na qual participaram 80 pessoas representando 48 municípios e 1 Comunidade Intermunicipal. Em julho realizaram-se duas sessões subordinadas ao tema Educar para a igualdade na infância: estratégias de intervenção e novos instrumentos de apoio, que incidiram sobre o projeto A Escolinha em viagem para a igualdade e a intervenção junto do pré-escolar e 1º ciclo na ótica da educação para a igualdade entre meninas e meninos, com a presença de 128 pessoas e cerca de 70 municípios representados.