Madeira lança o Projeto “Todas e todos… fazemos tudo!”
Realizou-se no dia 11 de outubro, pelas 14.30h, a sessão pública de lançamento do Projeto “Todas e todos… fazemos tudo!”, promovido pela Direção Regional de Educação da Região Autónoma da Madeira, em parceria com a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género.
“Todas e todos… fazemos tudo!” constitui a resposta da Região Autónoma da Madeira ao repto lançado pelo Conselho da Europa aos Estados-Membros com a Recomendação de 2019 “Prevenir e combater o sexismo” e a campanha “Sexismo. Repare nele. Fale dele. Acabe com ele”, lançada em 2020.
A CIG, enquanto entidade parceira deste Projeto, será responsável pela formação de docentes e de profissionais de bibliotecas do 1.º ciclo que terá lugar nos meses de outubro e de novembro, participando no acompanhamento das atividades a desenvolver pelas escolas, bem como na apresentação pública da Exposição Virtual do Projeto, no fim do ano letivo.
O Projeto “Todas e todos… fazemos tudo!” dirige-se ao pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico e a todas as escolas do ensino público e privado da RAM. Desenvolve-se ao longo do ano letivo de 2022-23 e integrará sessões de formação para docentes e sessões de acompanhamento das escolas, terminando no mês de junho com uma Exposição Virtual “Todas e todos… fazemos tudo!” que integrará os trabalhos realizados pelas alunas e pelos alunos das escolas envolvidas.
Com a moderação de Paula Lage, da Equipa Educação para a Sexualidade e os Afetos, da RAM, a sessão começou com o enquadramento da iniciativa a cargo de Teresa Alvarez, da CIG, seguindo-se a apresentação dos objetivos e etapas do Projeto por António Pimenta, da Rede de Bibliotecas do 1.º ciclo da RAM, terminando com a intervenção de Nadina Mota, da Direção Regional de Educação da RAM.
Assistiram à sessão cerca de 70 pessoas, profissionais de educação e pessoal técnico das bibliotecas das escolas do 1.º ciclo desta Região Autónoma.