Guimarães recebe “Fórum Igualdade | Encontro Feminista”
O programa do Fórum Igualdade | Encontro Feminista foi esta manhã apresentado à imprensa, numa conferência que decorreu no Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães.
O Fórum Igualdade | Encontro Feminista realiza-se de 18 a 20 de outubro e conta com a presença de figuras destacadas no estudo e defesa dos direitos das mulheres e do feminismo, que vão debater as questões da atual agenda mediática e as desigualdades e os problemas que teimam em persistir e outras que ameaçam regressar reforçadas.
O programa foi apresentado pela Presidente da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, Sandra Ribeiro, pelo Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, e pela Vereadora da Ação Social e Conselheira Municipal para a Igualdade, Paula Oliveira.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, esta iniciativa, integrada na Temporada Cruzada França /Portugal 2022, “representa para Guimarães o comungar com o objetivo deste Encontro que é o de assumir o compromisso concreto com a igualdade, inclusão e diversidade de género e reforçar a proximidade histórico-social entre os dois países.”
Sandra Ribeiro, destacou também “a qualidade do painel de intervenientes, que integra destacadas personalidades da academia, de diversos pontos do globo, representantes da sociedade civil de França e Portugal e ainda representantes de organismos nacionais e internacionais comprometidos com a defesa dos direitos, em particular dos direitos das mulheres.”
A Presidente da CIG partilhou ainda a Declaração conjunta que as duas Comissárias da Temporada, Manuela Júdice, Comissária pela parte portuguesa e Victoire di Rosa, Comissária pela parte francesa, prepararam para esta ocasião:
“A Temporada Portugal-França 2022 está construída sobre projetos conjuntos, encontros e descobertas artísticas e científicas nos dois países, mas também se empenha em ideias e valores que têm de ser defendidos, a começar pela Igualdade de género, um dos grandes eixos desta operação.
Para trabalhar este tema tão importante foi formado um grupo franco-português, de mulheres e homens empenhados, que acreditam profundamente que as nossas sociedades devem caminhar para uma maior Igualdade e inclusão, que atuam diariamente para alcançar este objetivo, e que aproveitaram a oportunidade deste diálogo além-fronteiras para avançar juntos a caminho da Igualdade, nos dois países e na Europa.
Este grupo construiu o programa do Fórum de Angers em março passado, onde personalidades europeias inspiradoras partilharam connosco experiências, ferramentas e métodos para o avanço dos direitos da mulher. Após Angers iniciou-se a preparação do novo encontro, desta vez em Guimarães. Trata-se agora, neste novo Fórum, de refletir sobre medidas concretas que possam ser implementadas.
Entre março e outubro, o objetivo Igualdade parece estar cada vez mais distante perante a perda dos direitos mais básicos de milhões de mulheres em todo o mundo, direitos que nunca foram conquistados. O direito de ir à escola, o direito ao aborto, o direito de escolher a roupa – estes são direitos pelos quais as mulheres se batem, nomeadamente no Irão, pondo em risco as suas vidas, no século XXI.
Não haverá verdadeira democracia sem igualdade de facto entre mulheres e homens. Qualquer ação que permita inculcar os valores fundamentais da Igualdade, do respeito mútuo e da inclusão desde a mais tenra idade, será uma pequena vitória para todos, uma vitória da democracia. Em França e Portugal, acreditamos e vamos a trabalhar até alcançarmos a Igualdade.
Quem quer juntar-se a nós?”
Dia Europeu de combate ao Trafico de Seres Humanos/Prémio Viver em Igualdade
Nesta conferência foi também referido que no dia 18 se assinalará ainda em Guimarães o Dia Europeu do combate ao Tráfico de Seres Humanos, que contará com a presença da Senhora Secretária de Estado para a Igualdade e Migrações, e foi ainda anunciado que a entrega de prémios da 6.ª Edição do Prémio Viver em Igualdade│ Biénio 2022-2023, também se realizará na tarde de 20 de outubro, no Teatro Jordão.