Dia Municipal para a Igualdade comemorado por todo o país
Assinala-se hoje, 24 de outubro, o Dia Municipal para a Igualdade, data que é celebrada por centenas de organizações representativas da sociedade civil e da esfera pública de todo o território português, através da promoção de iniciativas promotoras da Igualdade.
A Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género partilha a Agenda das Iniciativas que decorrem entre 17 e 31 de outubro.
Por todo o país, exposições, teatro, seminários, ações de rua e iniciativas simbólicas assinalam a urgência de se lutar por uma igualdade plena entre mulheres e homens, e em todas as áreas da sociedade.
Este ano, os números mostram que a sociedade portuguesa está atenta. Temos a assinalar:
- 329 iniciativas
- 96 concelhos
- 92.510 potenciais pessoas alcançadas
- 146 entidades promotoras (55,5% municípios; 36,3% organizações da Economia Social; 3,4% Organismos descentralizados do Estado; 4,8% Agrupamentos de Escola)
- 348 entidades parceiras (8,9% municípios; 69,8% organizações da Economia Social; 10,6% Organismos descentralizados do Estado; 10,6% Agrupamentos de Escola)
A desigualdade de género tem a sua raiz na subvalorização social pelo feminino e pelas mulheres, exceto no que diz respeito às funções específicas de reprodução. Este fator tem sido a base na desigualdade histórica entre homens e mulheres e, apesar dos progressos atingidos em muitos países do mundo, ele persiste e pode reproduzir-se através dos novos meios tecnológicos de comunicação.
A evolução tecnológica e digital que integra a inteligência artificial constitui um dos maiores desafios para o futuro da igualdade de género.
Hoje, a igualdade entre mulheres e homens é considerada em todo o mundo uma questão de Direitos Humanos e uma condição de justiça social, necessária para que as sociedades se tornem mais modernas e mais equitativas. É, por isso, um requisito para o desenvolvimento e a paz e, nos países democráticos, uma condição para o exercício efetivo e pleno da cidadania.
Veja as iniciativas previstas na Agenda.