Fórum da Igualdade | Portugal organiza encontro feminista
A Comissão para a Cidadania a e a Igualdade de Género está a coorganizar um encontro feminista, no âmbito da Temporada Portugal-França 2022.
O Fórum da Igualdade | Encontro Feminista vai realizar-se nos dias 18, 19 e 20 de outubro, no Teatro Jordão, em Guimarães.
Conta com a presença de figuras destacadas no estudo e defesa dos direitos humanos, da igualdade entre mulheres e homens e dos feminismos, a fim de colocar na agenda mediática o debate dos problemas que teimam em persistir e outros que ameaçam regressar reforçados.
Através de um leque diverso de feministas, de especialistas, dos media, das artes, da educação, o governo de Portugal e o governo de França, no âmbito da Temporada Cruzada 2022, organizam o Fórum Igualdade | Encontro Feminista.
Desafiando homens e mulheres a mudarem a sua consciência sobre si e a mudar a sociedade nas suas instituições fundamentais (mercado de trabalho, relações familiares, estruturas de poder e o próprio Estado) os movimentos feministas têm perseguido, ao longo de décadas, o objetivo de concretizar plenamente a igualdade de género seja ao nível dos direitos reprodutivos, justiça económica ou o fim da violência baseada no género e a violência doméstica.
Feminismo, é muito mais do que uma palavra, por vezes tão difamada. O Feminismo não é um movimento desnecessário nos dias de hoje como alguns afirmam. Antes pelo contrário, pois, se algumas batalhas clássicas foram parcialmente vencidas em grande parte dos países do mundo – como o direito ao voto e a igualdade de acesso à educação – a verdade é que as mulheres ainda continuam a ser afetadas desproporcionalmente por todas as formas de violência e discriminação em todos os aspetos da vida.
Mas, a energia e a inspiração dos e das jovens é uma forte esperança num futuro feminista. Cada vez vemos mais jovens em compromisso com a justiça climática e a justiça social, e quando fazem isso estão a lutar pela igualdade entre mulheres e homens e pela Igualdade entre todas as pessoas.
O que já aprendemos, pela nossa própria experiência, é que quando unimos forças, podemos realmente alcançar um futuro feminista, um futuro em liberdade e igualdade.
O Fórum Igualdade | Encontro Feminista é organizado conjuntamente:
- em França pelo Institut Français, pelo Ministério da Cultura, pelo Ministério da Europa e dos Negócios Estrangeiros, pelo Ministério da Igualdade entre Mulheres e Homens, Diversidade e Igualdade de Oportunidades e pelo Ministério do Ensino Superior, Investigação e Inovação;
- em Portugal pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, pelo Comissariado Português da Temporada, em articulação com a Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares e os Ministérios da Cultura e da Educação.
Para se inscrever, preencha o formulário.
PROGRAMA
- 18 outubro | ACOLHIMENTO
19h00 Documentário “O que podem as palavras?”, de Luísa Sequeira e Luísa Marinho.
Com Ana Luísa Amaral, Maria Teresa Horta, Maria Velho da Costa e Maria Isabel Barreno
- 19 outubro | ENCONTRO FEMINISTA
9h00 Sessão de abertura
9h30 Mesa Redonda I | Novas Cartas Portuguesas 50 Anos Depois
11h00 Direitos e Novas Cartas Portuguesas
11h30 Mesa Redonda II | Direitos das Mulheres
14h30 Mesa Redonda III | Feminismos, Democracia e Paz
16h00 Mesa Redonda IV | Feminismos, novos desafios da sociedade
17h20 Mesa Redonda V | Papel fundamental dos homens feministas
- 20 outubro | CONFERÊNCIA IGUALDADE NA EUROPA
9h00 Mesa Redonda VI | Igualdade, Educação e Cultura
11h30 Compromisso Portugal/França para a Igualdade