CIG assina Manifesto Mulheres pelo Clima
A Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género é uma da sentidades signatárias do manifesto Mulheres pelo Clima.
A cerimónia teve lugar no dia 28 de setembro, na sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, em Lisboa, e contou com a presença da Presidente da CIG, Sandra Ribeiro.
O movimento “Mulheres pelo Clima, dos países de língua portuguesa para o mundo” é uma iniciativa da associação Business as Nature, em parceria com o Ministério do Ambiente e Ação Climática, a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e a Casa Comum da Humanidade.
Segundo as Nações Unidas, as mulheres, as meninas, e as comunidades marginalizadas são os grupos mais afetados pelas alterações climáticas e devem ser integrados no planeamento e na implementação das ações com vista à prevenção e mitigação do risco climático, para assegurar que todos possam usufruir igualmente dos benefícios destas ações.
Por via do Manifesto “Mulheres pelo Clima – Women 4OUR CLIMATE”, as entidades individuais e coletivas signatárias assumem o compromisso de AGIR e LIDERAR, pelo exemplo, o combate às alterações climáticas, quer através da sua ação individual e institucional, quer através da ação e envolvimento das organizações que representam.