CIG lança página estatística sobre Igualdade de Género
Está disponível desde hoje, no website da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, uma página inteiramente dedicada à disponibilização estatística sobre a Igualdade de Género em Portugal.
A página “Igualdade de Género em Números” revela dados sobre temas tão diversos como saúde, educação, trabalho, digitalização, poder, conciliação, pobreza, violência e questões LGBTI.
Os números são apresentados em tabela e em gráficos, sendo que ambos podem ser exportados para um ficheiro excel, para posterior análise e comparação.
Os dados relativos à violência de género podem ser consultados por trimestre ou por ano e os seus indicadores podem ser comparados.
As estatísticas com perspetiva de género refletem as diferenças e desigualdades na situação de mulheres e homens em todas as áreas da vida (Nações Unidas, 2006), além de questões relacionadas com a igualdade de género. As estatísticas com perspetiva de género dizem respeito a toda a sociedade e a todas as pessoas, mulheres e homens e não são um campo isolado; atravessam os campos tradicionais da estatística, como a economia, agricultura, saúde e emprego, para explorar as diferenças que existem entre mulheres e homens na sociedade.
Estes dados fornecem evidências relativamente às diferenças entre mulheres e homens na sociedade, fortalecendo, desta forma, o sistema estatístico. Mulheres e homens continuam a ter papéis diferenciados na sociedade, acesso e controle sobre recursos distintos e competências e interesses diversos, pelo que é importante essa realidade estar refletida nas estatísticas oficiais.
As estatísticas com perspetiva de género agora publicadas, pretendem promover a compreensão da situação real de mulheres e homens na sociedade, informar o público e os media, estimular o debate público, facilitar a ocorrência de mudanças na sociedade, reduzir os estereótipos de género e monitorizar o progresso em termos de igualdade de género e o pleno gozo de todos os direitos humanos e direitos fundamentais de mulheres e raparigas.
Estes dados são atualizados regularmente.