Forças Armadas: uma oportunidade de carreira para as mulheres
As Forças Armadas portuguesas podem ser uma oportunidade de carreira para as mulheres que têm a ambição de prosseguir uma carreira militar.
Normalmente associado a um mundo mais masculino, o meio militar tem vindo a abrir portas às mulheres e a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género acompanha este desenvolvimento com muita atenção e reconhecimento.
Apesar do esforço para a implementação de um Plano na Defesa para a Igualdade, as mulheres representam ainda apenas 13,2% das Forças Armadas.
A Presidente da CIG, Sandra Ribeiro, participou, no dia 23 de junho, no Instituto Universitário Militar, na conferência subordinada ao tema “A Integração da Perspetiva de Género nas Forças Armadas Portuguesas e nas Operações Militares – Uma visão do Futuro”, na qual abordou primordialmente os desafios colocados à Estratégia Nacional para a Igualdade e Não Discriminação e a sua relevância na implementação de uma igualdade de género nas forças armadas.
No dia 28, participa ainda no I FÓRUM RECRUTAMENTO | Os Desafios do Recrutamento Militar – um contributo para o futuro, organizado pelo Estado-Maior da Força Aérea e que decorre no Teatro Thália, em Lisboa. Sandra Ribeiro participa no Painel IV: Recrutamento – Desafios de futuro, no qual abordará os desafios para um “Futuro Igualitário”.
Dentro da mesma temática, partilhamos a abertura de candidaturas, por parte da Academia da Força Aérea, para: Pilotagem, Engenharia Aeronáutica, Engenharia Eletrotécnica, Engenharia de Aeródromos, Administração Aeronáutica e Medicina.