Começa a formação de profissionais que acompanham crianças e jovens vítimas de violência
Realiza-se, no dia 16 de maio, a sessão de apresentação, por parte da Ordem dos Psicólogos Portugueses, do Plano de Operacionalização do processo de formação-ação e acompanhamento técnico às/aos psicólogas/os que integram as RAP – Respostas de Apoio Psicológico para crianças e jovens vítimas de violência.
As RAP – Respostas de Apoio Psicológico para crianças e jovens vítimas de violência resultam de um compromisso assumido desde logo pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género e que visa, entre outros, reforçar a capacitação destes/as profissionais para a intervenção psicológica junto de crianças e jovens vítimas de violência doméstica.
Pretende, também, assegurar uma rede de intervisão onde, entre pares, se promova a discussão, a reflexão e a partilha, de forma a reforçar as competências necessárias para lidar com estas situações.
Assim, no âmbito do concurso lançado em 2021, foram aprovados 31 projetos.
Neste momento, encontram-se na Rede Nacional de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica 66 profissionais de Psicologia, exclusivamente vocacionados/as para a intervenção psicológica e psicoterapêutica junto de crianças e jovens vítimas de violência doméstica.
O programa de formação-ação e acompanhamento técnico proposto é formado por 9 Workshops distintos e 12 Sessões de Intervisão.
No que concerne aos workshops, estes dividem-se em dois sub-grupos: 4 workshops focados em competências transversais para Intervenção Psicológica e 5 workshops específicos da Intervenção Psicológica com Crianças e Jovens Vítimas de Violência Doméstica.