CSW66 – Igualdade de Género no centro das soluções
Entre 14 e 24 de março, decorre na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, a 66ª sessão da Comissão da Comissão sobre o Estatuto das Mulheres, CSW.
Nesta sessão, cujo tema prioritário é a igualdade de género e o empoderamento de todas as mulheres e raparigas no contexto das mudanças climáticas, políticas e programas ambientais e de redução de risco de desastres, Portugal é representado por Mariana Vieira da Silva, Ministra de Estado e da Presidência, e Rosa Monteiro, Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade.
Neste que é o maior evento mundial de mulheres, centenas de pessoas, entre as quais delegações de Estados-membros, entidades das Nações Unidas e organizações não-governamentais, vão participar nas plenárias ministeriais e nos eventos paralelos.
Na abertura do CSW, o Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, defendeu que é urgente análise uma profunda análise dos efeitos das catástrofes naturais e ambientais, da pandemia COVID-19, e dos conflitos armados, bem como das pessoas várias forças contrárias aos direitos humanos das raparigas e das mulheres.
O chefe da ONU ressaltou que o mundo ainda vive o resultado de milênios de patriarcado, que exclui as mulheres e impede que suas vozes sejam ouvidas e que não se pode realizar nenhum dos objetivos globais sem a contribuição de todos, por esse motivo, António Guterres considera que todas as pessoas, incluindo homens e rapazes, devem trabalhar pelos direitos das mulheres e pela igualdade de gênero.
Nas próximas duas semanas a Comissão sobre o Estatuto da Mulher, principal órgão intergovernamental global dedicado exclusivamente à promoção da igualdade de gênero e ao empoderamento feminino, avaliará os progressos alcançados e fará recomendações para acelerar a implementação da Plataforma de Ação de Pequim para o empoderamento das mulheres, e para a resolução dos temas prioritários em sintonia com as metas da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável para a igualdade de género.