CIG participa na 66ª sessão da Comissão sobre o Estatuto da Mulher
A Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) participou na 66ª sessão da Comissão sobre o Estatuto da Mulher (CSW), promovida pela Organização das Nações Unidas.
Entre 14 e 25 de março, decorreu na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, mais uma edição da CSW, desta feita subordinada ao tema “Alcançar a igualdade de género e o empoderamento de todas as mulheres e raparigas no contexto das alterações climáticas, políticas e programas de redução de riscos e de catástrofes ambientais.
A CIG integrou a Delegação Nacional e esteve presente nas discussões das Conclusões Acordadas, entre os dias 17 e 25 de março, tendo ainda participado no processo de discussão das mesmas, contribuindo ativa e tecnicamente para o enriquecimento do texto final. De referir que, pela primeira vez, a Comissão sobre o Estatuto das Mulheres adotou conclusões acordadas sobre este tema.
Importa destacar o facto de a CSW ter reconhecido que as alterações climáticas afetam desproporcionadamente as mulheres e as raparigas em toda a sua diversidade, reconhecendo ao mesmo tempo a importância da adaptação climática e da resiliência das mulheres e das raparigas no contexto das alterações climáticas, da degradação ambiental e das crises humanitárias.
Saliente-se ainda as referências efetuadas à discriminação múltipla e interseccional de que as mulheres e raparigas continuam a ser vítimas, à resiliência e adaptação necessárias diariamente, a todas as formas de violência e acesso à justiça e a importância da participação das organizações da sociedade civil, incluindo organizações feministas e defensoras de direitos humanos.
O compromisso alcançado na Comissão sobre o Estatuto da Mulher deste ano reflete o amplo consenso dos Estados-Membros com vista a adotar uma perspetiva de género no que respeita a medidas concretas que visem mitigar os efeitos das alterações climáticas e a urgência de adotar políticas e programas de redução de riscos e de catástrofes ambientais.
Tal como nos anos anteriores, no dia 23 de março, a Missão Portuguesa junto das Nações Unidas promoveu um briefing às ONG que participaram mais ativamente na CSW.