Formação sobre Educação não sexista para Municípios
A Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género e a Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres promoveram, no passado dia 20 de janeiro, uma sessão de formação para Municípios, destinada a profissionais com funções nas áreas da igualdade e não discriminação e da educação, formal e não formal, sobre “A educação na ótica da igualdade social entre raparigas e rapazes: fundamentos, prioridades e linhas de intervenção”.
Depois da formação sobre comunicação institucional não sexista, realizada a 29 de novembro de 2021, esta foi a segunda sessão temática para Municípios realizada no quadro da parceria da CIG no projeto europeu Mobiliza-te contra o sexismo, promovido em Portugal pela Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres, que visa a ampla divulgação da Recomendação do Conselho da Europa “Combater e prevenir o sexismo”, adotada em 2019, bem como da respetiva campanha “Sexismo. Repare nele. Fale dele. Acabe com ele”, lançada em 2021.
A iniciativa contou com 80 participantes (74 mulheres e 6 homens) e abrangeu 1 Comunidade Intermunicipal (Terras de Trás os Montes) e os 48 municípios seguintes: Almodôvar, Abrantes, Albufeira, Alenquer, Aljezur, Amadora, Amares, Arouca, Arruda dos Vinhos, Avis, Beja, Cascais, Castro Daire, Entroncamento, Fafe, Figueira Castelo Rodrigo, Golegã, Gondomar, Guimarães, Lagoa- Algarve, Lisboa, Loulé, Loures, Lousã, Lousada, Mação, Moita, Monchique, Moura, Nelas, Nordeste, Olhão, Paredes, Ponte de Sor, Portimão, Porto de Mós, Santarém, Silves, Trancoso, Valongo, Vila de Rei, Vila Franca de Xira, Vila Pouca de Aguiar, Vila Real, Vila Velha de Rodão, Vila Verde, Vila Viçosa e Vizela.
Com esta sessão pretendeu-se aprofundar o conhecimento e a reflexão sobre a educação há muito identificada como uma área de intervenção política prioritária para a efetivação da igualdade social entre mulheres e homens e cujo sentido estratégico o Conselho da Europa veio, uma vez mais, sublinhar na Recomendação de 2019 e na campanha de 2021.
A formação decorreu em formato online e foi assegurada por Teresa Alvarez, da CIG, contando ainda com a participação de Isabel Rosinha, da CIG, e de Alexandra Silva, da PpDM.
No quadro da implementação de políticas públicas locais para a igualdade entre mulheres e homens, dá-se assim continuidade ao apoio que esta Comissão tem vindo a dar aos Municípios na adoção de estratégias e práticas institucionais promotoras da igualdade no âmbito dos Planos Municipais para a Igualdade e Não Discriminação.