11 fevereiro 2022 | Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência
Dia 11 de fevereiro celebra-se o Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência, uma iniciativa criada em 2015, pela Assembleia Geral das Nações Unidas, como forma de alertar para a desigualdade de género que penaliza as oportunidades e carreiras das mulheres nos domínios da ciência, da tecnologia e da inovação.
Para comemorar este dia, reunimos 8 curiosidades para mostrar o importante papel das mulheres na Ciência e como forma de inspirar mais jovens raparigas a escolherem esta área. Produzimos também um vídeo com o testemunho de quatro mulheres cientistas e engenheiras sobre a sua escolha por esta área e aquilo que mais as apaixona na Ciência.
O Programa Engenheiras Por Um Dia, iniciativa da Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade Rosa Monteiro, é coordenado pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, em articulação com a Carta Portuguesa para a Diversidade (APPDI), o Instituto Superior Técnico e a Ordem dos Engenheiros, e conta atualmente com 79 entidades parceiras, 47 escolas básicas e secundárias e 17 instituições de ensino superior.
Desde a sua criação, em 2017, já chegou a 10.411 jovens dos ensinos básico e secundário, em 460 atividades, entre práticas laboratoriais, sessões de role model e mentoria.
O Engenheiras Por Um Dia está integrado na Estratégia Nacional para a Igualdade e Não Discriminação – Portugal Mais Igual e no Plano de Ação para a Transição Digital, em articulação com o Programa @incode2030.
De forma a robustecer o Programa e a sua rede de parcerias, foi criada, dezembro de 2021, a Aliança para a Igualdade nas TIC, com foco na formação, capacitação, contratação e retenção de mais raparigas e mais mulheres para a área das tecnologias e engenharias.