Apresentação da Temporada Cruzada Portugal-França 2022
No passado dia 11 de janeiro, foi apresentada publicamente a Temporada Cruzada Portugal-França 2022 (Saison France Portugal 2022), irá realizar-se nos dois países, em simultâneo, entre fevereiro e outubro do corrente ano, com o tema «O sentimento Oceânico».
A iniciativa foi acordada entre o Presidente da República Francesa e o Primeiro Ministro Português, António Costa, aquando da visita oficial de Emmanuel Macron a Lisboa, em julho de 2018.
Com o objetivo simbólico de estabelecer uma “ponte” entre a Presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (1.º semestre de 2021) e a Presidência francesa (1.º semestre de 2022); a realização da Temporada Cruzada Portugal-França 2022 pretende realçar a proximidade e amizade que unem os dois países, representados principalmente pela presença em França de uma importante comunidade luso-descendente e em Portugal por um número crescente de cidadãos franceses.
Embora a situação sanitária, por via da COVID 19, coloque muitos constrangimentos, e porque vivemos um momento de grandes transformações, a realização da Temporada Cruzada 2022 revela-se uma oportunidade para se falar de Europa e de integração, valores de inclusão, de paridade e de igualdade que partilhamos e obviamente de cultura e de património sob o prisma das novas tecnologias e indústrias culturais e criativas.
Partilha-se em particular a ideia de uma Europa mais inclusiva, que reforce a inovação, a educação, a investigação e a cultura, apostando na mobilidade dos investigadores, dos estudantes, dos artistas e dos criadores e garantindo-lhes uma participação ativa.
A Temporada Cruzada 2022 envolverá mais de 200 projetos, cerca de 480 eventos, nos dois países, 84 cidades em França e 55 cidades e vilas em Portugal. Com um programa muito diversificado, onde figurarão diversas exposições, as artes performativas, o cinema, o teatro, a música, a banda desenhada.
Para além de um programa que destaca a Europa da Cultura, a Temporada Portugal-França 2022 deseja também assumir um compromisso concreto com os temas que nos unem e que os nossos dois países defendem na Europa do século XXI: a transição ecológica e solidária, nomeadamente através do tema do Oceano, a economia responsável e sustentável, a aposta nas energias renováveis, a igualdade entre mulheres e homens, o respeito pela diferença e os valores da inclusão.
Entre 8 e 10 de março, na cidade de Angers, irá realizar-se o Fórum da Igualdade: pela igualdade de género na Europa, em que um dos enfoques será a comemoração da publicação das Novas Cartas Portuguesas, obra que marcou a sociedade portuguesa à época, e ainda hoje, destacando a onda de apoio e solidariedade que recebeu das francesas (feministas ou não), sobretudo face à reação que a publicação, e as suas autoras, receberam das instâncias políticas de então.
Por Portugal, a execução da Temporada Portugal-França foi atribuída ao Ministério dos Negócios Estrangeiros, ao Camões Instituto da Cooperação e da Língua e ao Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais.
O eixo da Igualdade entre mulheres e homens está a ser acompanhada pela Secretária de Estado da Cidadania e Igualdade, Rosa Monteiro, e pela CIG, através da sua Presidente, Sandra Ribeiro.
Para mais informações, pode consultar os links:
- https://temporadaportugalfranca.pt/
- https://www.facebook.com/TemporadaPortugalFranca
- https://twitter.com/TemporadaPtFr22
- https://www.instagram.com/temporadaportugalfranca/