1º Encontro Aliança para a Igualdade nas TIC
Teve lugar, no dia 14 de dezembro, o 1º Encontro Aliança para a Igualdade nas TIC, no âmbito do Programa Engenheiras Por Um Dia.
A sessão realizou-se no Museu da Eletricidade, em Lisboa, com transmissão em direto no Facebook da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG).
Este encontro pretendeu robustecer e sedimentar a rede de parcerias do Programa Engenheiras Por Um Dia, através da partilha de boas práticas e reflexão sobre a participação das raparigas e mulheres nas Tecnologias de Informação e Comunicação. Procedeu-se também à assinatura do compromisso Aliança para a Igualdade nas TIC.
A cerimónia contou com a participação da Ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro e da Presidente da CIG, Sandra Ribeiro.
Assinaram o compromisso Aliança para a Igualdade nas TIC:
- .PT
- Accenture
- Câmara Municipal da Chamusca
- CDI Portugal
- DECO
- Defined.ai
- EDP, Energias de Portugal
- E-Redes
- Grupo BEL
- Happy Code
- INCODE 2030
- Infra Estruturas de Portugal
- Microsoft
- Ministério da Defesa Nacional
- Natixis
- NOS
- Ordem dos Engenheiros
- Siemens Portugal
- Trivalor
- Women inTech
- Instituto Politécnico de Setúbal
- Instituto Politécnico de Viana do Castelo
- Instituto Superior de Engenharia de Lisboa – ISEL
- Instituto Superior Técnico
- Universidade de Coimbra
- Universidade Nova de Lisboa – Faculdade de Ciências e Tecnologia
O Programa Engenheiras Por Um Dia, coordenado pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, em articulação com a Carta Portuguesa para a Diversidade (APPDI), o Instituto Superior Técnico e a Ordem dos Engenheiros, conta atualmente com 74 entidades parceiras, 45 escolas básicas e secundárias e 15 instituições de ensino superior. Desde a sua criação, em 2017, já chegou a 10.411 jovens dos ensinos básico e secundário, em 460 atividades, entre práticas laboratoriais, sessões de role model e mentoria.
O Engenheiras Por Um Dia está integrado na Estratégia Nacional para a Igualdade e Não Discriminação – Portugal Mais Igual e no Plano de Ação para a Transição Digital, em articulação com o Programa INCoDe.2030.