Mulheres autarcas em discurso direto
Decorreu no dia 25 de outubro, integrada nas comemorações do Dia Municipal para a Igualdade, a conferência virtual “Mulheres e o Poder Local”, que contou com a Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro.
Nesta sessão, que teve 150 inscrições, participaram Berta Cabral (PSD) Ex-presidente da CM Ponta Delgada, Cláudia Silva (CDS) Presidente Junta de Freguesia de Rebordelo, Palmira Macedo (PS) Presidente Assembleia Municipal de Matosinhos, Odete Graça (CDU) Ex-presidente da Assembleia Municipal Sesimbra e Idalina Perestrelo (BE) Ex-Vice-presidente da Câmara Municipal do Funchal. O debate foi moderado pela jornalista do Diário de Notícias, Céu Neves.
Discutiram-se percursos políticos e associativos, debateram-se dificuldades no acesso a cargos políticos em razão do género e aprofundaram-se desejos e esperanças para um futuro mais inclusivo e menos discriminatório para as mulheres, dado que “a garantia da representação equilibrada de mulheres e homens na tomada de decisão local é determinante e condição para uma verdadeira territorialização das políticas públicas de igualdade”, conforme salientou Rosa Monteiro.
As autarquias continuam ainda a ser domínios maioritariamente masculinos, pelo que a partilha destas mulheres autarcas foi essencial para se perceber que é possível uma maior participação feminina na vida política.
Para a Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, o trabalho com os Municípios é um elemento-chave de, e para, “a concretização dos compromissos nacionais assumidos na Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação – Portugal + Igual e dos compromissos internacionais assumidos no âmbito da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. E para isso é chave a concretização dos objetivos da paridade em todos os cargos de decisão política local.”
A CIG tem dado particular importância à relação estreita com as autarquias, promovendo formação na área da igualdade, dinamizando assinatura de Protocolos para a Igualdade e a Não-Discriminação │ Nova Geração, o que já aconteceu com 196 Câmaras Municipais e implementando no terreno, através do Programa EEA Grants Conciliação e Igualdade de género, seis projetos que promovem a igualdade entre mulheres e homens a nível local.
Leia a intervenção da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro