CIG presente no Conselho Estratégico da Missão Continente
A Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género participou na reunião do Conselho Estratégico da Missão Continente, que se realizou no passado dia 29 de setembro.
Em conjunto com outras entidades das áreas do movimento associativo, da saúde, do desporto, da educação, ou do emprego, a Presidente da CIG, Sandra Ribeiro e a Diretora de Serviços, Ana Martinho Fernandes, participaram numa reunião estratégica, para a qual a CIG foi convidada dado o seu “contributo de forma inestimável na mobilização da sociedade, de forma a potenciar a construção de um futuro sustentável”, de acordo com José Fortunato, Presidente da Missão Continente.
Sandra Ribeiro alertou para a questão da segregação profissional, nomeadamente par o facto de continuarem a existir mais homens em determinadas áreas profissionais e académicas, como as Ciências, as Tecnologias, as Engenharias e as Matemáticas, o que leva a questionar se isso acontece por uma vontade em liberdade, ou por um condicionamento social. “Continuamos a ter esta lógica de mulheres mais para as áreas ligadas a trabalhos considerados mais femininos: do cuidado, da educação, da saúde; os homens, mais nas áreas das tecnologias e do digital”, salientou.
A violência doméstica foi outra das áreas abordadas. Para a Presidente da CIG, o facto de terem diminuído as denúncias, durante o período pandémico, tal não significa que “tenha diminuído a violência; quer dizer que as pessoas terão tido, eventualmente, menos condições para poderem fazer denúncia.” Sandra Ribeiro alerta para uma matéria que “continua em cima da mesa e que o confinamento, a pandemia e as questões do agravamento da saude mental, tornam a questão mais de risco para as mulheres do que anteriormente.”