Sessão pública de apresentação das RAP – Respostas de Apoio Psicológico para crianças e jovens vítimas de violência doméstica
16 setembro | Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu | Transmissão em direto na página de Facebook da CIG
Decorre no próximo dia 16 de setembro, na Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu, a sessão pública de apresentação das RAP – Respostas de Apoio Psicológico para crianças e jovens vítimas de violência doméstica, na qual estará a Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, que abrirá a sessão.
Este programa, criado pela Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, e gerido pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, cria as primeiras respostas especializadas de apoio psicológico e psicoterapêutico para crianças e jovens vítimas de violência doméstica atendidas e/ou acolhidas na Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica (RNAVVD).
Esta intervenção da RNAVVD é uma resposta ao impacto da violência doméstica contra crianças e jovens. Entre 2015 e 2019, foram acolhidas nas casas de abrigo e nas respostas de acolhimento de emergência da RNAVVD, com as suas mães, um total de 7414 crianças e jovens.
Com uma dotação total de 2 milhões e 510 mil euros, do Programa Operacional Inclusão Social, foi ainda celebrado um protocolo assinado entre a CIG e a Ordem dos Psicólogos Portugueses no início de 2021.
O programa da sessão integra um painel sobre o impacto da violência doméstica nas crianças e jovens e a necessidade de intervenção especializada.
No período da tarde decorrerá uma sessão de trabalho restrita às e aos profissionais que integram, ou integrarão, das novas Respostas de Apoio Psicológico.