Dia Mundial contra o Tráfico de Seres Humanos
A Organização das Nações Unidas (ONU) assinala o dia 30 de julho como o Dia Mundial contra o Tráfico de Seres Humanos, com o objetivo de alertar para esta problemática e encorajar cidadãs e cidadãos do mundo inteiro a adotarem ações no combate a este crime.
“As Vozes das Vítimas mostram o caminho” é o tema deste ano para assinalar este dia destaca a importância de ouvir e aprender com os sobreviventes do tráfico de pessoas. Os sobreviventes são atores-chave na luta contra o tráfico de pessoas. Eles desempenham um papel crucial no estabelecimento de medidas eficazes para prevenir este crime, identificando e resgatando as vítimas e apoiando-as no seu caminho de reabilitação.
O tráfico de seres humanos constitui uma das formas mais graves de violação dos direitos humanos, na maioria dos casos de natureza transnacional e desenvolvida por redes de criminalidade organizadas.
Em Portugal, compete à CIG a coordenação do IV Plano Nacional de Prevenção e Combate ao Tráfico de Seres Humanos 2018 -2021, o qual se enquadra nos compromissos assumidos pelo nosso País nas várias instâncias internacionais, concretamente no âmbito da ONU, do Conselho da Europa, da União Europeia e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
Saiba mais em: https://www.cig.gov.pt/area-trafico-de-seres-humanos/enquadramento/