CIG associa-se à Huawei para promover inclusão digital das mulheres
A CIG associou-se ao Summer School for Female Leadership in the Digital Age. Esta academia que promove a inclusão digital de jovens mulheres, visa contribuir para reduzir o fosso entre os sexos na área das TIC e para a construção de um mundo onde as mulheres tenham não só poder para participar, mas também para conduzir ao futuro digital.
Promovida pela Huawei Tech, a academia decorre entre 23 e 27 de agosto, em Lisboa, e irá contar com a presença da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, na sessão de abertura.
Vai formar a 27 raparigas estudantes, de 27 Estados da EU, nas áreas de: tecnologia, liderança, cibersegurança, inteligência artificial, cooperação internacional.
O programa promove, também, a reflexão sobre os estereótipos de género e motiva o empoderamento e a inclusão das mulheres no sector das tecnologias.
Conta com a participação de diversas figuras de proa na área das tecnologias, entre as quais: Elvira Fortunato (Nova FCT); Isabel Baptista (Centro Nacional de Cibersegurança); Maria da Graça Carvalho (Eurodeputada) Pedro Santa-Clara (NOVA Sbe) Rui Luís Aguiar (Universidade de Aveiro) Vanda Jesus (Portugal Digital).
A Presidente da CIG, Sandra Ribeiro, integra o júri, presidido pela eurodeputada Maria Manuel Leitão Marques, que seleciona as jovens participantes.
Esta academia complementa as iniciativas que a CIG desenvolve para promover o aumento do número de mulheres formadas e empregadas no domínio das TIC, nomeadamente o projeto Engenheiras por 1 Dia, que desconstrói estereótipos de género nas áreas das engenharias e tecnologias e mobiliza raparigas para estas áreas.