CIG em Almada para hastear da bandeira arco-íris
A Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) esteve presente no hastear da bandeira arco-íris em Almada, por ocasião do Dia Internacional contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia, que se assinalou a 17 de maio,
Esta cerimónia foi promovida pela Câmara Municipal de Almada, e decorreu na Praça da Liberdade, junto ao Fórum Municipal Romeu Correia, em Almada.
Ana Martinho Fernandes representou a CIG, numa cerimónia que contou com a colaboração da AMPLOS – Associação de Mães e Pais pela Liberdade de Orientação Sexual e Identidade de Género e a participação da ILGA Portugal, entre outras.
Na sua intervenção, destacou reconheceu a importância deste tipo de iniciativas que, apesar de simbólicas, são formas de relembrar que os direitos LGBTI são direitos humanos, referindo a importância de se trabalhar todos os dias para a consolidação dos direitos para que se evitem retrocessos e em simultâneo se consigam progressos. Destacou ainda o quanto já foi alcançado, ao nível legislativo, como a aprovação da lei da autodeterminação da identidade de género e expressão de género e a proteção das características sexuais.