Planos Municipais para a Igualdade e ENIND – CIG promove sessões de trabalho online com Comunidades Intermunicipais e Municípios das áreas geográficas do Algarve, Norte, Centro e Alentejo
Entre os dias 29 de março e 12 de abril, a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) realizou sessões de trabalho com Comunidades Intermunicipais e Municípios das áreas geográficas do Algarve, Norte, Centro e Alentejo, com projetos aprovados para o desenvolvimento de Planos Municipais para a Igualdade, via Programa Operacional do Algarve (CRESC Algarve) e Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE).
As sessões contaram com a presença do Vice-Presidente da CIG, Manuel Albano, de elementos da equipa técnica da que acompanham a área da territorialização e de responsáveis da Estrutura de Missão para a Igualdade de Género.
O objetivo destas reuniões foi o de contribuir para a capacitação dos Municípios para a elaboração do Diagnóstico na perspetiva da igualdade de género e do Plano Municipal para a Igualdade, de uma forma alinhada com a ENIND – Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação e com o Protocolo para a Igualdade e a Não Discriminação.
Pretende-se que os Planos Municipais para a Igualdade, enquanto instrumentos de planeamento que irão vigorar para um período de quatro anos, sejam construídos à medida das necessidades de cada concelho e que incluam medidas concretas de intervenção que incidam sobre as assimetrias de género diagnosticadas.
Foram realizadas sete sessões, que contaram com um total de 381 participantes, em representação de 8 Comunidades Intermunicipais e 167 Municípios.
Na sessão de dia 29 de março estiveram representadas os Municípios de Castro Marim, Lagoa, Loulé, Monchique, Olhão, Portimão, São Brás de Alportel, Tavira e Vila do Bispo e a CCDR Algarve- Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, num total de 31 participantes e 9 municípios.
Na sessão de dia 30 de março estiveram representadas as Comunidades Intermunicipais do Alto Alentejo, Oeste e do Médio Tejo, num total de 75 participantes e 40 Municípios.
Na sessão de dia 31 de março estiveram representadas as Comunidades Intermunicipais da Região de Coimbra e do Cávado, num total de 54 participantes e 25 Municípios.
Na sessão de dia 7 de abril estiveram representadas as Comunidades Intermunicipais de Viseu, Dão e Lafões, de Terras de Trás-os-Montes e do Tâmega e Sousa, assim como o Município da Maia, num total de 55 pessoas e 34 Municípios.
Na sessão de dia 8 de abril estiveram representados os Municípios de Alvito, Castelo Branco, Chamusca, Coruche, Évora, Moura, Mourão, Oleiros, Porto de Mós, Proença-a-Nova, Reguengos de Monsaraz e Viana do Alentejo, num total de 41 participantes e 12 Municípios.
Na sessão de dia 9 de abril estiveram representados os Municípios de Arcos de Valdevez, Boticas, Cabeceiras de Basto, Caminha, Carrazeda de Ansiães, Covilhã, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Gouveia, Guarda, Lamego, Macedo de Cavaleiros, Mêda, Mesão Frio, Monção, Mondim de Basto, Seia, Tabuaço, Torre de Moncorvo, Trancoso, Vila Nova de Cerveira, Vila Pouca de Aguiar, Vila Real e Alijó, num total de 49 participantes e 24 Municípios.
Na sessão de dia 12 de abril estiveram representados os Municípios de Águeda, Alvaiázere, Arouca, Azambuja, Espinho, Estarreja, Fafe, Vizela, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Póvoa do Lanhoso, Póvoa do Varzim, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, São João da Madeira, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde, Vila Nova de Famalicão e Vila Nova de Gaia, num total de 76 participantes e 23 Municípios.