Homenagem a Nicole Mosconi
No dia 7 de fevereiro, faleceu, com 78 anos, a professora e investigadora francesa Nicole Mosconi, figura incontornável dos estudos de género em educação. Nicole Mosconi foi docente da Universidade Paris Nanterre, onde foi Diretora do Centre de Recherche en Education et Formation, e membro da Direção do Instituto Émilie du Châtelet.
Filosofia e educação cruzam-se na atividade que desenvolve como docente e investigadora, privilegiando, entre outras, o modo como o sistema escolar contribui para a construção dinâmica e relacional da diferenciação e da hierarquia entre os sexos e entre os saberes.
O tema da coeducação e a sua ligação com o ensino misto, a relação entre as mulheres e o conhecimento, a diferenciação de raparigas e de rapazes nas escolhas académicas e a relação de cada um dos sexos com as diferentes áreas profissionais, como é o caso das raparigas com as tecnologias, foram algumas problemáticas que Nicole Mosconi trouxe para o campo da educação, a partir de um olhar crítico, de raiz feminista, sobre os modelos de pensamento dominante.
A CIG pôde contar com o contributo inestimável de Nicole Mosconi no projeto-piloto transnacional “Coeducação: do princípio ao desenvolvimento de uma prática”, promovido pela então Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres, com o apoio financeiro da Comissão Europeia. O seu contributo ficou registado em 2000, nas Atas do Seminário Internacional daquele projeto “Coeducar para uma sociedade inclusiva”.
Como sublinhava em 2004, quando retomava o tema do ensino misto, “le système scolaire, faute de faire de l’égalité des sexes une finalité politique et éducative importante, aussi bien dans l’organisation de ses curricula que dans la vie quotidienne des établissements, laisse agir les mécanismes inconscients qui caractérisent les rapports sociaux de sexe tels qu’ils existent dans la société, de sorte qu’il a échoué à promouvoir une véritable éducation à l’égalité, un processus d’égalisation des positions respectives des deux sexes et qu’il perpétue ou recompose indéfiniment la division socio-sexuée des savoirs et des formations” (“Effets et limites de la mixité scolaire”, Revista Travaille, Genre et Sociétés, 2004/1).
O pensamento de Nicole Mosconi continua a ser essencial para compreendermos o persistente entrosamento entre a hierarquia sexual e a hierarquia entre os diferentes campos do conhecimento, com as repercussões que conhecemos na vida e nas desigualdades que persistem entre homens e mulheres em domínios como os do mercado de trabalho, da família, das carreiras profissionais, da ciência e da tecnologia.