Territorialização pode ser veículo para atingir a igualdade de género
Esta é a posição defendida por Sandra Ribeiro, Presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, que participou no webinar “Planos de Igualdade”, promovido pela empresa de gestão de recursos humanos SHL, e que decorreu no dia 4 de dezembro, em ambiente virtual.
Nesse evento foram debatidas questões relacionadas com a igualdade de género no mundo do trabalho, algo cada vez mais urgente de alcançar. Não só por uma questão de justiça social, mas também porque está provado que os países mais desenvolvidos são aqueles que lutam ativamente para o conseguir, implementando políticas concretas de forma a atingir esse objetivo.
A Presidente da CIG defendeu a aplicação das políticas de igualdade no terreno, aludindo ao Prémio Municipal Viver em Igualdade, focando que se “consegue evoluir muito mais (…) sempre que conseguimos parcerias com outras entidades”, nomeadamente com Câmaras Municipais. O Prémio Municipal Viver em Igualdade é, aliás, um bom exemplo da “criatividade e da vontade dos Municípios, em implementarem políticas de promoção da igualdade nos seus territórios”, lembrou.
Sandra Ribeiro vai ainda mais longe, ao sugerir que as Autarquias devem olhar também para dentro. “Os Municípios devem estudar de que forma a igualdade de género pode ser implementada nos seus territórios, mas também canalizar as suas competências, enquanto entidades empregadoras”, lembrou.