Apresentação dos Guiões de Educação Género e Cidadania em Seminário do Centro de Estudos Sociais (CES), da Universidade de Coimbra
O Seminário online Formação para a Cidadania – as pressões conservadoras, promovido pelo CES, da Universidade de Coimbra, no passado dia 4 de novembro, foi organizado pelo Grupo de Trabalho Policredos do CES e contou com as intervenções de Cristina Vieira, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, da Universidade de Coimbra, da Teresa Toldy, do CES e da Universidade Fernando Pessoa, e Teresa Alvarez, da CIG.
Esta iniciativa centrou-se no “significado político da utilização das questões de género por grupos conservadores e as suas implicações para a escola pública”.
Teresa Alvarez, apresentou os Guiões de Educação Género e Cidadania, editados pela CIG, explicitando o contexto em que surgem e o trabalho da CIG em torno destes materiais, nos últimos 10 anos. A intervenção de Cristina Vieira refletiu a importância dos valores que presidem à educação para cidadania na escola pública, com algumas referências aos media na veiculação desses valores. Teresa Toldy, centrou-se na análise dos argumentos utilizados nos dois manifestos nos quais se tomaram posições, respetivamente, contra e a favor da educação para cidadania na escola pública e na carta dirigida por um grupo de católicas/os ao cardeal patriarca de lisboa e aos bispos portugueses que tomaram posição no primeiro destes manifestos.
O debate focou-se, por um lado, no papel desempenhado pelos media no modo como gerem a informação e a cobertura dada aos acontecimentos controversos e, por outro lado, na importância da formação de profissionais de educação, mais em particular de docentes, sobre temáticas culturalmente estruturantes como a igualdade de género.