ONU realiza reunião de alto nível para compromisso político de se atingir a Igualdade entre mulheres e homens
Assembleia Geral da ONU realiza, no dia 1 de outubro, uma reunião de alto nível para que se acelerem os esforços na implementação de medidas que favoreçam o avanço nos direitos das mulheres. Portugal estará representado por Mariana Vieira da Silva, Ministra de Estado e da Presidência.
Sob o tema “Acelerando a realização da igualdade de género e o empoderamento de todas as mulheres e meninas”, pretende-se que os Estados-Membros demonstrem vontade política e liderança para garantir a implementação plena, eficaz e acelerada da Plataforma de Ação. Para esse fim, os líderes mundiais são convidados a apresentar ações e compromissos concretos. O encontro consistirá em um segmento de abertura, uma plenária e um segmento de encerramento. A reunião de alto nível será transmitida ao vivo pela UN Web TV.
No ano em que se assinala o 25.º aniversário da realização da Quarta Conferência Mundial sobre as Mulheres, em Pequim, China, e a adoção da Declaração e do Programa de Ação de Pequim (1995); em que decorreram cinco anos de percurso para se alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – onde é reafirmado que a igualdade entre mulheres e homens é fundamental para que se conquiste um desenvolvimento sustentável consistente – os progressos têm sido muito lentos relativamente à implementação e avanço nos direitos das mulheres.
Nenhum país atingiu a igualdade entre mulheres e homens. E, também em 2020, a pandemia COVID-19 evidenciou como as sociedades dependem do trabalho – e envolvimento – das mulheres, quer as que estão na linha da frente, no seu combate, como as que estiveram, e regressaram, aos domicílios. Contudo, esta pandemia está a ter um impacto negativo ao comprometer direitos que as mulheres e as meninas tão duramente já tinham conquistado. Quer as mulheres, quer as meninas estão a enfrentar impactos desproporcionais, face aos homens e meninos, de consequências a longo prazo nas suas: saúde, economia, segurança e proteção social.
Para aceder ao painel dos participantes clique aqui.
Mais informações aqui.