ONU apresenta Relatório Anual 2019 – Estratégia para a Igualdade de Género 2018-2021
O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD; UNDP, na sigla inglesa) acaba de lançar o Relatório de 2019 relativo à Estratégia para a Igualdade de Género 2018-2021.
A igualdade de género e os direitos das mulheres evidenciaram progressos significativos desde a adoção da Declaração dos Direitos das Mulheres e da Plataforma de Ação de Pequim, há 25 anos. Algumas dessas conquistas incluem progressos na educação e na saúde: entre 1995 e 2018, por exemplo, o número de meninas em idade escolar, do primeiro ciclo ao secundário quase duplicou e a taxa de mortalidade materna global diminuiu 38% de 2000 a 2017.
Este relatório revela que o progresso geral na igualdade de género não foi uniforme: foi mais rápido garantir direitos mais básicos, como o voto ou o trabalho autónomo, do que garantir o acesso a lugares de poder ou de tomada de decisão, como a liderança das mulheres nos negócios ou na política.
Segundo o relatório, a pandemia COVID-19 desencadeou um aumento maciço na violência de género pois teve um efeito marcante sobre 92% das trabalhadoras nos países em desenvolvimento que trabalham informalmente com proteção social limitada. A confiança pública nos governos diminuiu significativamente e 2019 foi marcado por uma mobilização sem precedentes dos movimentos de mulheres.
Este relatório destaca as principais conquistas feitas pelo PNUD na redução das lacunas de género, em 2019, bem como as principais tendências emergentes e desafios vindouros.
Acesso ao relatório »