Candidaturas abertas para o Prémio Internacional de Direitos Humanos “Emilio F. Mignone”
O Ministério das Relações Exteriores, Comercio Internacional e Culto da Argentina lança o prémio Internacional de Direitos Humanos “Emilio F. Mignone”. O prazo de candidaturas termina a 31 de outubro. Criado em 2017, visa reconhecer o trabalho de instituições estrangeiras e pessoas residentes no exterior na promoção e proteção de direitos humanos.
É inspirado na figura e obra de Emílio F. Mignone, um dos principais defensores dos direitos humanos da Argentina. O objetivo do prémio é contribuir para a que a organização ou pessoa premiada dê visibilidade aos problemas com os quais trabalham, estreitar laços com as organizações da sociedade civil na Argentina e valorizar o compromisso com a promoção e defesa dos direitos humanos em seus países de origem.
O exemplo na luta incansável de organizações de direitos humanos na Argentina, formadas por vítimas, familiares e defensores dos direitos humanos que procuraram erradicar a impunidade pelos graves crimes cometidos em nosso passado recente, fortalecendo o processo de Memória, Verdade e Justiça, fortalecendo as instituições democráticas, são um guia na escolha das instituições ou pessoas que serão contempladas.
Este ano, a cerimónia de entrega será realizada virtualmente, no dia 10 de dezembro (data a confirmar), devido à situação provocada pela pandemia Covi-19. Presidirá à entrega do prémio, o Ministro das Relações Exteriores, Comercio Internacional e Culto, com a presença de autoridades da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, CELS e família Mignone.
O/A vencedor/a receberá uma estatueta simbólica e será enviado um convite à pessoa ou a um representante da instituição premiada para visitar a República Argentina durante uma semana. Inclui passagem aérea, hotel e diárias. Durante a visita à cidade de Buenos Aires, o/a vencedor/a terá uma agenda de encontros e atividades com instituições governamentais, organizações de direitos humanos, instituições académicas e imprensa, entre outros. A agenda será acordada com o/a vencedor/a de acordo com o tema específico a que se dedica. Devido à situação causada pelo Covi-19, o prémio só entrará em vigor quando as condições sanitárias o permitirem.
O prazo para as candidaturas termina no dia 31 de outubro.
Apresentação de candidatura: https://www.cancilleria.gob.ar/es/iniciativas/premio-internacional-de-derechos-humanos-emilio-f-mignone/convocatoria-2020
Mais informações: https://www.cancilleria.gob.ar/es/iniciativas/premio-internacional-de-derechos-humanos-emilio-f-mignone