Estudo “Diversity and Childhood” aponta os obstáculos dos profissionais que lidam com crianças e jovens LGBTI+
A CIG divulga o projeto “Diversity and Childhood (DaC): transformar atitudes face à diversidade de género na infância no contexto europeu”, que junta em consórcio 30 cientistas de 9 países europeus. O projeto tem o objetivo de diagnosticar e intervir para combater a discriminação que afeta crianças e jovens LGBTI+ (lésbicas, gays, bissexuais, transgénero, intersexo e outras orientações) em cinco áreas: escola, saúde, media, espaços públicos e instituições de apoio à criança e famílias.
Os primeiros resultados do estudo conduzido por uma equipa do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra (UC) indicam a falta de confiança nos serviços e a ausência de formação específica como os principais obstáculos sentidos pela maioria dos profissionais que trabalham na área da autodeterminação de género de crianças e jovens em Portugal.
Perante os resultados obtidos nesta investigação, as especialistas do CES advertem que existe um caminho por fazer, como a criação e elaboração de espaços seguros para crianças LGBTI+.
Aceda ao estudo completo Aqui.
Conheça também o projeto Aqui.