Pensar a Cidadania através da Igualdade de Género – Segunda formação de docentes de Torres Vedras e da Lourinhã
Pela segunda vez neste ano letivo, o Centro de Formação de Escolas de Torres Vedras e Lourinhã (CFAETVL) promoveu, em parceria com a CIG, a oficina de formação Pensar e aprender a cidadania através da igualdade de género, para docentes das escolas daqueles dois concelhos.
A ação de formação teve lugar na Escola Secundária de Madeira Torres, prolongou-se entre janeiro e maio de 2020, e destinou-se, tal como a 1ª edição realizada no 1º período deste ano letivo, a docentes do ensino secundário e dos 2º e 3º ciclos do ensino básico.
Com esta 2ª edição, o CFAETVL pretendeu responder ao interesse da classe docente pela oferta formativa em Cidadania e Igualdade de Género, manifestada desde o ano letivo anterior. Com a mesma duração, de 24 horas, e o mesmo formato (sessões presenciais e trabalho autónomo com alunas e alunos) a oficina foi ministrada por Teresa Alvarez, da CIG. Das 13 pessoas que frequentaram a oficina, a maioria era do sexo feminino (77%). No seu conjunto, o grupo de formação ministrava as disciplinas de Português, Inglês, Estudos Sociais, História e Geografia de Portugal, do 2º ciclo, e História, Artes Visuais, Português, Filosofia, Físico-Química e Educação Tecnológica, do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário.
À semelhança das ações de formação anteriores sobre a mesma temática, a oficina teve o duplo objetivo de transversalizar a perspetiva da igualdade entre rapazes e raparigas nas práticas educativas que têm lugar em contexto escolar e de integrar a temática das relações entre mulheres e homens em todas as disciplinas do currículo, incluindo na Educação para a Cidadania, de cada Agrupamento de Escolas.
Enquadrando-se no Projeto Guiões de Educação Género e Cidadania: uma estratégia para o mainstreaming de género na educação e seguindo os seus objetivos, foi possível nesta oficina de formação refletir sobre os efeitos, em crianças e adolescentes, da aplicação das propostas dos Guiões de Educação Género e Cidadania e, a partir deles, equacionar formas de tornar a Igualdade de Género num eixo estruturante da cultura e funcionamento escolares.