Lançado Estudo “Redes de Apoio Social e Saúde Psicológica em Jovens LGBT+ durante a pandemia de Covid-19”
Foi lançado o relatório preliminar do Estudo “Redes de Apoio Social e Saúde Psicológica em Jovens LGBT+ durante a pandemia de Covid-19” pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto e da Universidade de Coimbra, com o apoio da CIG.
Este estudo teve como objetivo principal avaliar a saúde psicológica e as redes de apoio social de jovens LGBT+ que vivem com os pais durante a pandemia COVID-19. Revelou que uma proporção importante dos/as jovens inquiridos/as sentiu-se bastante isolada dos seus amigos e das suas amigas. A situação de confinamento com a família representou também um desafio para muitos/as participantes que disseram não se sentir confortáveis no núcleo familiar por não poderem aí expressar a sua identidade LGBT+.
Considerando estes resultados e as orientações da Alta Comissária para os Direitos Humanos da ONU, recomenda-se que os serviços de apoio, abrigos e demais redes de apoio social permaneçam particularmente atentos e disponíveis durante este período para atender às necessidades dos/as jovens LGBT+.
Este relatório preliminar corresponde à primeira fase de divulgação do estudo, seguindo-se futuramente um Guia de Boas Práticas para Profissionais, baseado no tratamento completo dos dados.
Os resultados divulgados dizem respeito à primeira fase do estudo que decorreu entre 17 de abril e 4 de maio de 2020, durante o estado de emergência decretado em Portugal. Responderam ao inquérito 632 pessoas LGBT+ (lésbicas, gays, bissexuais, transgénero e outras minorias sexuais e de género), entre os 16 e os 35 anos, com uma idade média de 23 anos.
Aceda ao Estudo aqui.