FRA apresenta estudo “A long way to go for LGBTI equality”
A FRA – Agência dos Direitos Fundamentais da União Europeia, apresentou os resultados selecionados do estudo com pessoas LGBTI na UE, Macedônia do Norte e Sérvia.
O relatório “A long way to gofor LGBTI equality”, com quase 140.000 participantes, incluiu também pessoas intersexo e jovens entre 15 e 17 anos, é o maior estudo deste tipo e vem dar seguimento à primeira pesquisa da agência sobre pessoas LGBTI na UE, realizada em 2012. Em Portugal 4.294 pessoas responderam aos questionários.
Os novos resultados da pesquisa mostram alguns progressos nos últimos sete anos. O estudo coloca Portugal no bom caminho relevando que 68% dos inquiridos responderam que, nos últimos cinco anos, o preconceito diminuiu. Portugal é considerado um país seguro, revelando a taxa mais baixa (5%) no que diz respeito a ataques físicos ou sexuais a pessoas LBTI.
No entanto, 25% dos inquiridos sentem discriminação no local de trabalho e 40% sentem-se discriminados em espaços públicos. Este documento revela que há, hoje, menos pessoas LGBTI entre os 18 e os 24 anos a ocultarem sua orientação sexual ou identidade de género no meio escolar e universitário.
Ao apresentar os resultados e conclusões deste estudo, a FRA visa incentivar pessoas em cargos de tomada de decisão e cargos políticos, a intensificar esforços para promover o pleno respeito pelos direitos das pessoas LGBTI.
Consulte o estudo completo aqui.
Consulte os dados de Portugal aqui.
Vídeo de campanha da FRA