EIGE abre candidaturas para “Estudo sobre as implicações da Covid-19 em mulheres vítimas de violência doméstica”
O Instituto Europeu para a Igualdade de Género (EIGE) vai realizar um estudo avaliativo sobre medidas de proteção às vítimas de violência doméstica implementadas pelos Estados-membros ao longo da crise COVID-19.
Como tem sido amplamente divulgado, calcula-se que a crise COVID-19 tenha impactos severos em termos de género, sendo as suas consequências distintas para mulheres e homens. Contudo, os efeitos desta pandemia só poderão ser verdadeiramente avaliados no final da pandemia.
Um dos aspetos amplamente abordado tem sido o previsível aumento de situações de violência doméstica na sequência da situação de isolamento e, consequentemente, da presença constante da pessoa agressora.
Para avaliação da situação o EIGE vai realizar um estudo para avaliar o impacto e as respostas dos Estados Membros para proteger as vítimas de violência doméstica.
O anúncio do concurso para a realização do “Estudo sobre as implicações da Covid-19 em mulheres vítimas de violência doméstica” pode ser consultado em: https://eige.europa.eu/procurement/eige -2020-oper-09