Presidente da CIG destaca a importância das iniciativas das autarquias sobre igualdade de género
Em entrevista à Agenda Cultural da Câmara Municipal de Almada – Almada Agenda, Teresa Fragoso, Presidente da Comissão para Cidadania e Igualdade de Género, falou da importância do feminismo como um conjunto de movimentos políticos, sociais, ideológicos e filosóficos, cujo o objetivo comum é a igualdade de direitos entre mulheres e homens.
Teresa Fragoso destacou também a importância das iniciativas públicas na realização de eventos que têm por objetivo consciencializar sobre a situação das mulheres no mundo e promover a aproximação da comunidade. “Iniciativas como estas da Câmara Municipal de Almada (CMA) são extremamente relevantes para dar a conhecer à população o papel relevante das mulheres que participam, lado a lado com os homens, na construção e desenvolvimento da nossa sociedade”, afirmou.
No decorrer da entrevista, chamou à atenção das gerações mais novas, pois embora tenham acesso a muita informação, nem sempre estão bem esclarecidas sobre os seus direitos e os problemas que as rodeiam, como por exemplo, as situações de violência no namoro, referindo-se ao Estudo Nacional sobre Violência no Namoro. Este indica que “58% de jovens que namoram ou já namoraram dizem já ter sofrido pelo menos uma forma de violência por parte de atual ou ex-companheiro/a. E 67% de jovens consideram como natural algum dos comportamentos de violência.”
A entrevista realizou-se no contexto de uma iniciativa a organizar pela Câmara Municipal de Almada, no âmbito das comemorações do Dia Internacional das Mulheres. Leia a entrevista aqui.