União Europeia assinala Dia Internacional de Tolerância Zero à MGF
No âmbito do Dia Internacional de Tolerância Zero à Mutilação Genital Feminina (MGF), que hoje se assinala, a União Europeia manifesta-se publicamente contra aquela que é uma violação dos Direitos Humanos e mais uma forma de violência contra as mulheres.
Josep Borrell, Alto Representante da União para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança / Vice-Presidente da Comissão; Vĕra Jourová, Vice-Presidente responsável pela pasta Valores e Transparência; Helena Dalli, Comissária para a Igualdade; e Jutta Urpilainen, Comissária responsável pela pasta Parcerias Internacionais, reafirmaram em conjunto a firme determinação da União Europeia em erradicar a mutilação genital feminina, declarando:
«As meninas e as mulheres têm o direito exclusivo de tomar as decisões que afetam os seus corpos. Ninguém deve ser submetido a violência ou abuso físico, sob nenhuma circunstância. A mutilação genital feminina constitui uma grave violação dos direitos humanos e um ataque perigoso à integridade física das mulheres.»
Aceda à Declaração Conjunta aqui.