Publicado o Estudo Nacional sobre a Violência no Namoro em Contexto Universitário
A Associação Plano i publicou o “Estudo Nacional sobre a Violência no Namoro em Contexto Universitário: Crenças e Práticas – 2017/2020”, desenvolvido no âmbito do UNi+ Programa de Prevenção da Violência no Namoro em Contexto Universitário.
Este estudo pretende caracterizar as crenças dos/as estudantes do Ensino Superior sobre as relações sociais de género; analisar a proporção da violência praticada e sofrida nas relações de namoro de estudantes do Ensino Superior e descrever os comportamentos de violência no namoro sofridos e perpetrados por estudantes do Ensino Superior.
O estudo conclui que 53.9% dos/as participantes já foram sujeitos/as a pelo menos um ato de violência no namoro, sendo que 53.6% das mulheres e 55.2% dos homens figuram como vítimas. Mostra ainda que 35% dos/as participantes já praticaram pelo menos um ato de violência no namoro, sendo que 33.4% das mulheres e 40.7% dos homens figuram como pessoas agressoras.
A recolha de informação para o Estudo Nacional sobre a Violência no Namoro continua em curso. O preenchimento do questionário deverá ser realizado por estudantes do Ensino Superior e Politécnico em: https://www.associacaoplanoi.org/estudo-nacional-violencia-no-namoro/
Poderá também aceder à Infografia do Observatório da Violência no Namoro, com os dados de 2019, criado no âmbito do UNi+ Programa de Prevenção da Violência no Namoro em Contexto Universitário. Consulte a infografia aqui.