OIT analisa emprego das mulheres nas STEM
Quantas mulheres estão empregadas nas áreas das ciências, tecnologia, engenharia e matemáticas?
Novos dados mostram uma distribuição muito diferenciada no mundo sobre a participação das mulheres nas profissões STEM (do acrónimo inglês Science, technology, engineering and mathematics), a proporção de empregos STEM no total do emprego, número de profissões e a percentagem de mulheres diplomadas nas áreas das ciências, tecnologia, engenharia e matemáticas.
Em Portugal, ao nível da educação, as mulheres correspondem a 38% das pessoas licenciadas nas áreas STEM (Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemáticas) e os homens constituem 62% dos indivíduos licenciados nestas áreas: uma diferença de 24 pontos percentuais.
A proporção de mulheres em empregos em STEM em Portugal é já de 44%, mas os empregos nesta área correspondem apenas a 12% do emprego total.
De destacar ainda que a desagregação da categoria STEM poderia mostrar taxas de feminização mais elevadas (tanto na educação como no emprego) nas áreas das Ciências e Matemáticas e taxas de feminização mais baixas nas Tecnologias e Engenharias.
Veja aqui os dados por países, incluindo Portugal: https://ilostat.ilo.org/2020/02/11/how-many-women-work-in-stem/
Este é o tema que o blog do departamento de estatística da OIT (ILOSTAT) propõe para reflexão e é também o destaque da página da OIT.