Teresa Fragoso participa no debate “A Igualdade começa em casa”
Teresa Fragoso, Presidente da CIG participou, no passado dia 14 de fevereiro, no evento “A Igualdade começa em casa”, organizado pela revista Visão e o IKEA, que juntou inúmeros especialistas e celebridades em torno da questão da divisão das tarefas e suas implicações na vida dos membros da família.
Este debate teve por base um inquérito sobre a distribuição das tarefas domésticas e familiares, realizado pela GfK Metris, que partiu de um projeto da Visão em parceria com o IKEA.
A Presidente da CIG, foi oradora no painel “Paridade nas Famílias – Um Estudo Revelador”, juntamente com Paula Campos Pinto, professora do ISCSP e o psicólogo Eduardo Sá. Tendo como base os resultados do estudo, que apontam para o facto de 68% das mulheres ter afirmado que a divisão de tarefas é equilibrada, Paula Campos Pinto considerou que as inquiridas tentam encontrar um equilíbrio entre a imagem da mulher moderna, com um papel mais tradicional, razão pela qual, ainda há a perceção de que os homem apenas tem de ajudar em casa, fazendo um favor à mulher.
Teresa Fragoso, por outro lado, deu ênfase à pouca valorização dos afetos e sensibilidade dada ao homem pela sociedade, referindo que “os homens são, muitas vezes, penalizados quando querem exercer os seus diretos de parentalidade ou simplesmente exprimir os seus afetos”.
Tendo em conta que se celebrava nessa ocasião, o Dia de S. Valentim, a Presidente da CIG reforçou a ideia de que “a desigualdade entre mulheres e homens parte da forma como os rapazes e raparigas são educado/as, através da passagem de expectativas e hábitos que uma e outro devem ter na relação e, que muitas vezes, não são saudáveis”.
Eduardo Sá considerou que homens e mulheres são diferentes, fazem escolhas diferentes e lutam juntos para uma paridade, não se resumindo esta diferença à educação.
O segundo painel de convidados teve a participação da escritora Isabel Stilwell, a blogger Rita Ferro Alvim, o chef Kiko e a responsável pela comunicação da IKEA em Portugal, Cláudia Domingues que se centraram na questão “Quem faz mais em casa?”
Assista ao vídeo do evento aqui