CIG no lançamento do livro «O Concurso/A Aldeia de Calapur/Inscrições Abertas»
A CIG, na pessoa da sua Presidente Teresa Fragoso, participou no lançamento do livro «O Concurso|A Aldeia de Calapur|Inscrições Abertas» promovido pela CABEÇUDOS – Cabeças com Ideias.
A publicação foi criada no âmbito do projeto Histórias Daqui e Dali e envolveu crianças da Escola Básica 2.3 Maria Alberta Menéres de Mem Martins, da Santa Cruz High School de Goa e da Escola Primária Completa Unidade 23 de Maputo. Baixe as histórias aqui.
O projeto Histórias Daqui e Dali tem como objetivos maiores a promoção do livro, da leitura e das artes junto de crianças e jovens, e o intercâmbio entre comunidades escolares de diferentes países. Simultaneamente, integra nas suas temáticas os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, despertando para as diferentes abordagens em pontos remotos do globo e para a partilha de boas práticas. As crianças dos estabelecimentos de ensino parceiros dão vida a um objeto artístico onde difundem mensagens impactantes, partilham conhecimento e experiências e ganham uma maior consciência de si próprias e dos outros; contribuem para o aproximar dos povos, promovem a tolerância e a multiculturalidade, e, ao mesmo tempo, valorizam a globalização e um mundo sem fronteiras, o acesso à criação cultural e um esforço conjunto para um desenvolvimento sustentado. Trata-se de um projeto internacional da CABEÇUDOS – Cabeças com Ideias e desenvolvido pela AVOAR – Associação para a Educação Artística e as Literacias em parceria com a ONG indiana COMMUNNICARE TRUST, com o selo Ler+, atribuído pelo PNL 2027 e com a chancela da UNESCO.
Neste segundo ano do projeto, estiveram envolvida/os 600 alunas/os da índia, Moçambique e Portugal que escreveram e ilustraram em conjunto este livro, sob o tema da igualdade de género. Com o objetivo de alertar para a discriminação em função do género, as três histórias criadas relatam episódios da vida de mulheres e meninas vítimas de um tratamento desigual dentro dos seus contextos históricos, nacionais e estruturais. A abordagem dos autores ao assunto faz-se ao nível da infância, com narrativas que têm como personagens principais crianças e nos contam episódios enquadrados em relações familiares.
O evento de lançamento teve lugar a 16 de dezembro na Casa da Juventude da Tapada das Mercês, Sintra.