Formação sobre Igualdade de Género e Cidadania em escolas de Torres Vedras e Lourinhã
No passado dia 13 de novembro terminou, em Torres Vedras, uma oficina de formação sobre Igualdade de Género, promovida pelo Centro de Formação de Escolas de Torres Vedras e Lourinhã e realizada pela CIG.
«Pensar e aprender a cidadania através da igualdade de género» é o nome da acção que o Centro de Formação de Escolas de Torres Vedras e Lourinhã (CFAETVL) promoveu na Escola Secundária de Madeira Torres, nos meses de outubro e novembro deste ano. Destinada a docentes do ensino secundário e dos 2º e 3º ciclos do ensino básico, a oficina teve a duração de 24 horas (12 horas de formação presencial e 12 horas de trabalho autónomo com alunas e alunos) e foi assegurada por Teresa Alvarez, da CIG.
Esta iniciativa surgiu na sequência da elevada adesão de docentes, de todos os ciclos de ensino, às duas ação de curta duração que o mesmo CFAE promoveu no ano passado, respetivamente, na Lourinhã e em Torres Vedras.
Frequentaram esta oficina 19 docentes (74% mulheres e 16% homens) de cinco Agrupamentos de Escolas: D. Lourenço Vicente, S. Gonçalo, Madeira Torres, Henriques Nogueira e da Lourinhã. Participaram na formação docente que leccionam, no seu conjunto, Cidadania e Desenvolvimento, Matemática, Ciências Naturais, Biologia, Português, Francês, Estudos Sociais, História, Geografia, Educação Musical, Educação Visual e Tecnológica, Educação Moral e Religiosa e Informática.
Com esta oficina de formação pretendeu-se contribuir para a transversalização da perspetiva da igualdade de género e da temática das relações entre mulheres e homens na Estratégia de Educação para a Cidadania de cada Agrupamento de Escolas e, de forma mais abrangente e sustentada, em todas as disciplinas que fazem parte do currículo.
Integrada no Projeto da CIG «Guiões de Educação Género e Cidadania: uma estratégia para o mainstreaming de género na educação», a ação permitiu a partilha, entre docentes de turmas do 5º ao 12º anos, da experiência de aplicação das propostas de atividades dos Guiões de Educação Género e Cidadania, em especial dos que se destinam ao 2º e 3º ciclos e ao secundário, e através deles do início de uma integração continuidade da Igualdade de Género na atividade docente e no funcionamento escolar.
Para responder ao elevado número de inscrições, o CFAETVL vai promover, em 2020, à segunda edição desta ação, para uma segunda turma de docentes, e uma oficina de formação sobre o mesmo tema e com os mesmos objetivos, para docentes do 1º ciclo e para educadoras/es de infância dos mesmos Agrupamentos de Escolas.